quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Espírito natalino!

Guirlandas, árvores, enfeites, mercados de natal, biscoitinhos e luzes enchem os nossos olhos.

Um natal frio, nevado... É o desejo de todo o mundo!
Quer mais clima natalino que isso?!
A família sentada em frente da lareira, comendo biscoitinhos e se aquecendo ao calor ardente da lenha que aos poucos desaparece dentre as chamas.


É tempo de decorar as casas e contar os dias que faltam para as festas!

As semanas que antecedem o Natal são um período muito especial na Alemanha. A partir do final de novembro, centenas de feiras de Natal mudam a paisagem urbana em todo o país.


Espalhadas desde o menor lugarejo até os grandes centros, o inverno ganha uma cor diferente, um cheiro e um gosto de fim de ano!

Feira de Natal em Köln!Esse foi um grupo de músicos que encontrei caminhando pelo centro de Köln... Eram jovens ingleses! Cantavam musiquinhas de natal em forma cômica! Muito legal! Chamavam a atenção de qualquer um que estivesse na rua! Junto com a Sami do México e a Tory dos EUA, participei de uma campanha para ajudar os pobres no Natal. Fomos a um grande supermercado junto com o Rotary, e ajudamos a separar as doações que os clientes faziam! Me senti bem naquele dia! Afinal, fazer uma boa ação sempre te faz sentir mais leve!

No caminho encontramos um Papai Noel alemão invadindo a estação de trem!


Tradições natalinas estão sempre presentes. Quem contribui para o encanto desta fase de preparação para o Natal são as coroas de Advento, ou guirlandas. Geralmente feitas com ramos de pinheiro e decoradas com fitas vermelhas, elas possuem quatro velas, que vão sendo acesas, uma a uma, a cada domingo do Advento.


A origem dessas coroas vem de uma tradição pagã européia. Conta-se que, na escuridão do inverno, ao redor de folhas eram acesas velas que simbolizavam o "fogo do deus sol" com a esperança de que sua luz e seu calor voltassem.

Passei uma tarde inteira com a minha querida vó alemã e a minha pequena prima Leni confeccionando guirlandas! Rendeu um belo trabalho!
Há também um calendário feito especialmente para contar de maneira divertida os dias que antecedem o Natal. É o "Adventskalender", que possui janelinhas numeradas de 1 a 24 e em cada uma há uma surpresa.

Eu ganhei um calendário com cosméticos e maquiagens! Chique nao?! haha

Organizaram um encontro para visitar a feira de Natal de Solingen, pois o Rotary iria ter uma barraquinha lá também! Acabei tendo que lustrar maçãs!

E é claro... Quando nos juntamos, festa é o que não falta!
Festa à Fantasia: O Cowboy que perdeu o chapéu, a Maitê de Maitê, e o alemão que ficou um ano em Joinville (SC) de intercâmbio e voltou faz quatro meses com traje típico da Bavária.

Jasmina, uma das alemãs mais latinas que conheci, Juan, e eu, nos braços de um venezolano que é um querido!

Fizemos também uma comemoracao de natal com o pessoal do meu grupo de dança!
Elas são uns amores!
Saímos para comer... Sim, o tamanho da cerveja me impressionou! hahaha

A Moreninha e as três loiras! Jogamos ao Bowling...
E acabamos parando numa boate!
Essas fotos ficaram um tanto psicodélicas! O fotógrafo devia estar bêbado... haha

Passei o Domingo fazendo biscoitinhos natalinos com a minha amiga Michelle e a minha irmã alema... Bonecos, estrelas, luas e cores!
Diz a lenda que quem traz os presentes aqui na Alemanha são os anjos e não o Papai Noel, entao, eles comemoram o dia do Nicolaus (Papai Noel em alemao) no dia 6 de Dezembro e não no 25.
Nesse dia, há um tipo de "Pombo-correio" na escola... Mas ao invés de cartinhas, os alunos dao nicolausinhos de chocolate uns aos outros.
Eu e a Bethina ganhamos também!

No meio aos chocolates, o clima natalino continua a pairar no ar.
Frohe Weihnachten!

2 comentários:

Fernando Brito disse...

Obaaaaa! Atualização muito bem ilustrada e, como sempre, com uma excelente pitada de história...

"[...] se aquecendo ao calor ardente da lenha que aos poucos desaparece dentre as chamas."

... e de frases poéticas :)


Hm, MUITO bom esse "post"! Vou esperar o próximo, mas admito que depois desse você merece um bom descanso :D.

Abraços,
Fernando Brito


Obs: Caramba, essa sua priminha Leni é muito fofa! Dá vontade de ficar apertando ela o tempo todo. :x

Bethina disse...

nossa muuito massa o post!!!
eu comento no seu e vc comenta no meu!!
só nós ne!!
te amo maaai!! :D